Sejam todos bem-vindos !

Sejam todos bem-vindos !
IASD Bairro Camaquã -Porto Alegre

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

ENGANO SINCERO

IGÊ
Publicado Jornal Conquista de Agosto de 2007

Por incrível que pareça uma coisa que deveria unir, desune tantas pessoas. Estou me referindo a religião. O termo em sua origem" religare", significa re-ligar. Teologicamente, teriamos a "re-ligação" do homem `a Deus. Entretanto, você já percebeu quantas religiões existem? É no mínimo esquisito, não é mesmo?
Se partimos do princípio que há um único Deus, e um único livro que encerra Sua preciosa palavra, como então proliferam tantas crenças?
Ora, todas as religiões cristãs, fundamentam suas doutrinas nas páginas da Bíblia. Então porque será que partindo de um único ponto, se subdividem tanto?
Vou contar-lhes uma estória que certamente servirá de exemplo para o que quero explicar. Ouvi esta estória em uma pregação, sob mesma utilização . É assim:
Havia uma vez, 5 cegos. Todos tinham uma imensa curiosidade em saber como era um elefante. Um dia, atravessando uma estrada, um amigo que lhes acompanhava disse-lhes:
_ Amigos, vem vindo ao nosso encontro um grande elefante acompanhado de seu dono. Vocês vão poder sentir como é um elefante.
Os cinco cegos ficaram muito felizes. E ao chegarem perto do elefante, cada um se agarrou a uma parte do animal. Um à tromba, outro às presas, o terceiro às patas, o quarto ao corpo e finalmente o último, ao rabo.
Finda a exploração de cada um, o elefante e seu dono seguiram pelo caminho.
Os cegos riam de felicidade por terem conhecido o dito animal. Até que um deles emitiu o conceito que lhe gerara a exploração:
- O elefante é como uma cobra- disse o que apalpara a tromba.
- Não, você está enganado !- retrucou o que agarrou as presas.-Ele é firme e pontiagudo como uma lança!- concluiu.
O terceiro, que agarrou as patas, discordando veementemente disse:
- Vocês estão muito enganados! Eu peguei o elefante! O elefante é como uma coluna. Uma grande coluna!
- Chega de confusões!- retrucou o quarto cego, que apalpara o corpo.- Vocês estão com seus tatos comprometidos amigos. Eu apalpei o elefante. Ele é grande e forte como se fosse uma muralha!
E querendo dar a discussão por encerrada, o quinto e último cego que agarrara o rabo do elefante, disse solenemente:
- Vocês estão confusos meus amigos! Talvez a alegria de encontrarmos com esse animal, tenha lhes confundido a impressão correta. Eu agarrei bem firme o elefante. E posso dizer com certeza: Ele é como uma corda!
E ai? Será que eles estão errados?
Pois é isso que tem acontecido com as religiões. E por isso existem tantas!
Os cinco cegos, estão SINCERAMENTE enganados! Afinal de contas, um elefante não é só patas, nem só presas, nem tampouco, apenas rabo, corpo ou tromba! Ele é o conjunto de tudo!
Assim é a palavra de Deus. Para todo o cristão, que crê em Cristo, a Bíblia é a palavra de Deus. Se assim o for, ela não pode ser apenas um capítulo ou um versículo. Temos que conhecê-la no todo. Se quisermos saber sobre o que diz a palavra de Deus sobre os mortos, temos que ler todas as referencias que ela traz sobre o assunto; se quisermos entender sobre o quarto mandamento ou seja a guarda do sábado, temos que buscar na Bíblia todas as referências que são feitas à esse assunto. Não podemos nos deter num capítulo ou num versículo e dali determinar uma verdade. Para termos uma postura correta do que é o quê, temos que ter um conhecimento pleno de tudo sobre o que trata a Bíblia a respeito.
Afinal, a palavra de Deus não é apenas "corpo","patas", etc.... A Bíblia só pode ser compreendida se em sua totalidade. Se determinar-mos verdades por suas partes, estaremos agindo como os 5 cegos. Todos tem razão no que dizem. Todos são honestos no que pensam. Mas todos estão SINCERAMENTE enganados!
E quantos de nós não estamos agindo e pensando como os cegos? Será que a palavra de Deus nos despertou curiosidade suficiente para buscá-la ? Ou somos aquele tipo de pessoa que gosta de andar no meio da multidão e agir como a multidão sem ao menos questionar porque disso ou daquilo?
Infelizmente, existem ainda aqueles que mesmo colocados frente a frente com as verdades de Deus, preferem ignorá-la e para serem delicados e cortar uma conversa dizem:
- O importante é ter fé. Afinal, todas as religiões levam a Deus!
Se você concorda com essa afirmativa então responda com sinceridade:
- Se você estivesse numa viagem e num entroncamento você se perdesse e pedisse uma informação sobre qual dos caminhos seguir para chegar ao seu destino e a resposta que recebesse fosse: "Tanto faz! Seguindo ao norte ou para o sul, você chegará ao seu destino!", você acreditaría?
Pois é amigo (a) ... Se você pensa assim em relação a religião, cuidado! Você pode estar SINCERAMENTE enganado(a)!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Sem chance!


Nossa maior prova de que somos totalmente imperfeitos é a nossa incapacidade de perdoar!
Quantas vezes nos sentimos agredidos por pessoas ou nossas atitudes agridem outras e nem de um lado nem do outro o perdão aparece!
É incrível como somos rápidinhos para julgar! Nosso julgamento imediatamente aponta o culpado do ato. E o pior é quem nem mesmo, na maioria das vezes, conhecemos o réu!
É ... temos uma mania de grandeza latente. Talvez porque sejamos filhos do Rei! Porém o que ele menos quer que façamos, aí mesmo é que o fazemos! Coisas de filhos rebeldes. Afinal, é o que somos!
Julgar, apontar, criticar negativamente... Quisera tivessemos tal predisposição para o perdão.
Quando iniciamos uma caminhada pelas páginas da Bíblia, iniciamos uma mudança em nossas vidas. Passamos a conhecer o Pai e a compreender sua forma de agir. E é inevitavel: aprendemos a perdoar. Assim... do nada... sem fazer força.
Quando nos entregamos ao conhecimento de Sua palavra, nós nos achegamos à Ele dando início há um processo simbiótico.
E quanto mais avançamos nessa caminhada, mais vamos sendo notados. Porque nosso comportameto começa a mudar. Você difere dos muitos pelo fato de buscar o reto, o justo.
Hoje as pessoas não se questionam o que realmente é certo. O certo é o que elas fazem para chegar a um objetivo. Ao lá chegar, não importam os meios. O que basta é ter chegado.
E aí, nessa caminhada perdemos valores, perdemos respeito, perdemos dignidade e podemso perder nossa própria salvação!
Nâo negligencie. Não é uma "estória de carochinha". Olhe o brilho de sua pele... é vida! Esse brilho ser humano nenhum, em momento algum, conseguiu fazer! Perceba que existe algo muito maior do que eu e você. Existe um Ser superiorra todos nós, do qual dependemos. Mas precisamos aprender sobre Ele, senão nada fará sentido. Deus é complexo demais para se conhecer sem buscar. Temos que experimentá-Lo . Saboreá-Lo!
Vamos nos dar a chance da salvação. Nossas vidas são demais importantes para Deus! Aprendamos a não julgar... aprendamos a dar uma chance às pessoas, pois somos tão iguais a elas!
Que possamos ouvir de Deus que entraremos na nova Jerusalém e não o que pensamos constantemente daqueles conhecidos que pela "aparente atitude" estão tão longe de Deus: sem chance!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Compreendendo coisas

Publicado no Jornal Conquista de Julho/ 2007
IGÊ



Hoje, como cada dia, está sendo um dia especial! Tenho percebido tantas coisas! Meu Deus me tem dado a oportunidade de perceber tantos milagres que tem acontecido em minha vida. Mesmo em meio a turbulências, Ele tem derramado bençãos sobre mim e minha família.
Por esses motivos, cada momento que passa, sinto mais Sua presença e mais quero conhecer-lhE, o que faço a todo o instante que posso, lendo suas palavras através da Bíblia.
Também fico muito feliz em poder ir aos cultos nos sábados e ilustrar-me com as complementações da escola sabatina que aliás, acompanho diariamente pela rádio Novo Tempo.
De alguns dias para cá, tenho observado e sentido a ansiedade dos pastores em querer acordar seu povo. Tenho compreendido, com a graça de Deus, porque tenho me deixado infiltrar por Sua palavra.
Não sou ninguém especial. Sou igual a você. Ridiculamente pequena face a vastidão que é nosso Deus! Cheia de pecados e frágil com a mente... Mas tenho dado tudo de mim para evitar os erros, para consertar o que possso e tenho pedido muito perdão por todas as coisas pelas quais nada mais tenho a fazer...
Sou tão comum... Tão sem nada a oferecer... Mas pela misericórdia do Pai, tenho tido nítida a compreensão de muitas coisas que não compreendia!
Por isso arrisco a dizer que a preocupação dos pastores tem se acentuado muito ultimanete, porque eles tem visto suas ovelhas perdendo-se com frequência e pior que isso, para elas não está fazendo a mínima diferença a palavra "perder-se"!
Pois é... o tempo está se esgotando...Não sabemos quando o Pai vai retornar, e muitos de nós deixaram de lado a esperança em Deus, pelas coisas do mundo. Trocaram Deus e Seu amor, pela felicidade que julgam que o mundo lhes possa oferecer. E correm atrás delas como numa sessão de aula de hidrobike: você pedala, pedala e nunca sai do lugar! A vantagem é que nesse tipo de aula, você tem um acréscimo em sua saúde... mas na corrida a que me referi, no final você não encontra nexo.
Quantas vezes você já desejou coisas e ao conquistá-las ficou feliz e depois a felicidade deu lugar a outros desejos e assim sucessivamente? Você acha que ser feliz é viver correndo atrás de coisas para ter, ou ser?
Faça de conta que não há mais nada que possa galgar em sua ascensão profissional; faça de conta que não existe sobre a face da terra o que você não possua... E aí? O que vai sobrar para você? Quem sabe um imenso e árido deserto, não é mesmo ?
Estes dias ouvi alguém dizer que "se era para viver numa creche da APAE", ele preferia ira pro inferno! .... Pois é! Como se o céu fosse isso!
Talvez até o cidadão tenha um pouco de razão, porque no Céu, não teremos caras amarradas, pois não existirão sentimentos de tristeza, dor, nem orgulho e nem inveja; não teremos descortesia pois todos quererão o melhor para o outro; no Céu teremos música angelical e não melodias fanatizantes e estonteantes; lá ninguém será melhor que o outro, não haverá disputa...E a ordem...? Tudo terá o seu lugar, todos terão seu momento de falar, de ouvir, de louvar..... Teremos todo o tempo do mundo, então!
É... talvez o cidadão não consiga se adaptar com esse tipo de vida... Ele está tão acostumado com o que vive que vai sentir falta até do que é ruim!
Dessa forma é que entendi o que volta e meia se fala sobre filtrar o que você ouve, filtrar o que você vê... Filtrar... É uma palavra interessante! Filtrar... é uma jeito de você ficar atento e evitar coisas que o Pai não quer que faça para não desviar-se...
Minha gente... estamos tão acomodados com o mundo em que vivemos que acabamos justificando as coisas erradas só para não nos desfazermos delas pois já estão enraizadas em nós!
Deus vem tentando nos avisar isso há tanto tempo. Mas as pessoas se acham auto suficientes e que saberão o que deverão e o que não deverão fazer, mesmo que fora das orientações do Pai. Ai distorcem todas as lições que a Bíblia guarda em si para o nosso próprio bem!
E pior , justificam!
E lá estou eu pensando no cidadão que falou isso! Certamente será dificil conviver com tudo tão certinho, tão correto, tão limpo....
Tenho lá minhas bagunças... aquelas que a gente chama de "bagunça organizada"...( como se isso existisse!) Mas estou tentando mudar. Estou tentando aprender com o que leio. E a cada dia que passa, torno-me mais diferente das pessoas que vivem no mundo. Já muitos hábitos em mim mudaram. Muitas necessidades, perderam seu valor. Muitos alimentos já não me chamam a atenção que chamavam antes. Só tenho um foco: Servir a Deus e levar a sua palavra em todo o lugar que eu estiver.
Pode ser que eu não venha a ver a sua volta em vida. Mas sinto que está perto. Não gostaria de pagar o preço do pecado. Mas se for da vontade Dele, pagarei com gosto!
É... os pastores estão corretos em sacudir as mentes empoeiradas que teimam em apenas ouví-los sem nada fazer. Eles como pastores tem uma missão: levar o Povo de Deus ao encontro triunfal. Mas nós como Seu povo temos a obrigação de estender Sua Palavras além horizontes, e isso muitos de nós não o tem feito. Estamos retardando a Sua vinda. Porque?
Porque Deus nos ama tanto que não quer perder uma vida sequer... que talvez possa ser a minha ou a sua....
Vamos nos colocar nos trilhos. Vamos focar Jesus. E agradecer por todos esses milagres que povoam nossa vida diária!.... mesmo que estejamos atribulados em problemas... de alguma forma temos que aprender com eles para crescer em Cristo!
Foque-mo-nos em Jesus! Fiquemos felizes com a esperança do Céu! Não ignoremos o que está por vir, simplesmente porque nossa finita mente não tem capacidade para aceitar os acontecimentos vindouros. Aproximemo-nos de Cristo. Conheça-mo-lO.
Estudá-lO, incluí-lO em nossas vidas, é o único meio que veremos algum sentido para ignorar as "maravilhas" que o mundo nos oferece todos os dias. É só dessa forma, que conseguiremos trocar velhos hábitos por aqueles que devemos preservar para habitar a nossa nova morada no Céu.
Sabe, dependendo de cada um nós, como somos e agimos, teremos dificuladades maiores ou menores...mas Deus nunca disse que seria fácil. Mas com certeza, receber a coroa da vitória compensará tudo: pois teremos feito
com e por amor!
Vocês jovens, são os mais atingidos pela sedução do mundo. Considerem a palavra de Deus.
Estes dias ouvi uma menina questionar na rádio Novo Tempo, que por ter procedimentos cristãos, seguindo a palavra de Deus em seu comportamento, ela sentia-se isolada, diferente dos outros. O pastor mostrou-lhe que quando realmente amamos a Cristo e cremos em Suas verdades, obrigatóriamente nos tornamos diferentes dos outros. Não se pode amar a Deus e ao Diabo ao mesmo tempo, não é mesmo?
Por isso, ao invés de nos sentirmos humilhados por sermos apontados ou nomeados de formas pejorativas, agarremo-nos em Cristo. Olhemos para o Céu e vislumbremos a Sua volta. Vamos deixar tudo para trás. Dessa forma, com Cristo, ser diferente nunca será ofensivo. Será motivo de felicidade. De uma felicidade que ainda nenhum de nós conheceu!