Sejam todos bem-vindos !

Sejam todos bem-vindos !
IASD Bairro Camaquã -Porto Alegre

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Túmulo Vazio

IGÊ

O dia de finados como de praxe, foi um tanto molhado. Pensei que conseguiria passar por ele sem "vê-lo"!
Em minha família como em muitas, há o hábito de, nesta data, acorrerem aos cemitérios para enfeitarem os túmulos e "encontrarem-se" com seus mortos, na forma de um sincero culto. Ali, naquele momento, olham para a lápide fria, suja e desarrumada e é dado o início ao mais sincero cerimonial que o homem pode prestar: conversam com a parede ou com os nichos enquanto vão limpando e reorganizando a fachada do túmulo.Recordam os momentos felizes que aquela pessoa proporcionou e nem é cogitado algo que a mesma pessoa tenha feito e que tenha sido motivo de tristeza ou dor. De repente o vivente passa por momentos delicados e não sabe onde buscar segurança e se volta áquela tumba, para pedir reforço!
Pensei que a chuva tinha me livrado de vez de assistir essas dolorosas cenas! Livrou-me em parte. Não fui no dia estipulado pelo "consumo". Mas fui na semana seguinte acompanhando meus pais.
Há algumas linhas acima, eu mencionei " o mais sincero cerimonial que o homem pode prestar", e não pode ser de outra forma, de outro modo não estariam lá! Ninguém busca reavivar feridas. Ninguém curte lembrar o motivo ou a forma como algum querido se foi. Mas lá, diante da lápide limpa ou suja, a saudade é o termometro do amor.E o coraçãozinho do homem dói! Palavras vão sendo ditas, pedidos de ajuda vão flutuando no ar... E depois de todo cerimonial, a satisfação do dever cumprido preenche a lacuna da dor e os leva novamente para rotina de seus lares! Agora só no ano que vem!
Desde criança,nunca convivi bem com a morte.E isso devería ser algo natural, afinal na prática, morrer é o fim da caminhada de todo homem!Mas nunca havia entendido porque eu não a aceitava. Hoje, continuo não aceitando-a, mas compreendendo-a.
Meus pais são de uma denominação religiosa e eu converti-me há menos de um ano para outra denominação. A diferença é que eu luto diariamente para tornar-me uma verdadeira cristã. Aprendi as verdades e muitos questionamentos meus foram respondidos:não por pessoas, mas pelo estudo sério que foi feito através das Sagradas Escrituras, ou seja a Palavra que Deus nos deixou para que não nos conformassemos com o mundo que vivemos, mas que crêssemos nEle para que em Sua segunda volta, segundo sua promessa, sejamos libertados de todo tipo de opressão, sofrimento ou dor; a promessa que nos fez de que "iria preparar-nos lugar para que, onde Ele estivesse, estivéssemos nós também".
Lá estava eu:ajudando minha mãezinha a limpar a lápide de minha avó, meu avô e de uma cunhada dela. Dentro de minha cabeça eu me perguntava: "Senhor, como não percebem o que é tão simples? Como não entendem que tua palavra é luz, é vida e jamais permitiria fazer teus filhos sofrerem tanto `a toa?" Imediatamnte me lebrei de uma passagem Bíblica que diz:"Errais , não conhecendo as Escrituras nem o poder Deus" (Mateus 22 :29).
Muitos de nós passam pela vida negligenciando este Deus Criador que fez o Céu e a terra e tudo que nela há! Muitos de nós não tem a oportunidade de conhecer a Bíblia, e muitos de nós a desprezam sem nenhum conhecimento! Jesus, filho de Deus, também foi rejeitado pelo seu próprio povo em vida, o que dirá um livro que guarda as histórias de todo este passado de mais de dois mil anos de idade! É difiícil mesmo, mas está profetizado, que na volta do Senhor Jesus o mundo estará fazendo as mesmas coisas de sua rotina e ao soar da trombeta nos céus, pelo lado da constelação de Órion, virá sobre as nuvens, vestido de magestade e grande glória , nosso Senhor Jesus e todo olho verá! E em muitos lugares, um será chamado e outro ficará!"
Mas as pessoas não se impressionam nem se preocupam. O que ocupa seus vãs pensamentos são as oscilações da bolsa, o carro novo, a casa própria, o baile do "Ridículo"!
E o que acontecerá quando Jesus voltar? Ó meu Senhor, tenha misericórdia de nós!!!
As pessoas brincam e não tratam com reverencia as coisas de Deus. O próprio nome dEle está desgastado de tanto ser chamado em lugares que não é Ele que responde!E o povo diz a célebre frase: "Deus está em todo lugar!" ...deviam completar... "todo lugar que Ele aceite!" E cá entre nós, tem cada lugar que chamam o nome de Deus! A Bíblia relata fatos históricos em que o modo de adoração, não sendo o pedido, Deus aniquilou milhares de pessoas... e hoje, nós dizemos como e onde é que Deus gosta de estar??????
É... mas eu estava lá... no cemitério ao lado de uma mulher fraquinha e frágil e de um homem corpulento mas de saúde débil, meu pai. Cada degrau que subia, sei o quanto de esforço ele fazia! Mas ele queria ir até bem mais que minha mãe. Queria mostrar presença! Ali, no meio do nada!
Ah... Senhor Jesus! Ver minha mãe prostrada diante das lápides dos que dormem, com os olhinhos brilhantes como se estivesse ouvidno ou sentindo o carinho de seus entes queridos...(e não dúvido que não tenha sentido!), isso é uma judiação muito grande que Satanás faz com as pessoas! Ele as afasta do real sentido das coisas meu Senhor!
Não sei quanto tempo me resta aqui nesta terra, meu Pai. Nem quanto tempo tem meus pais, Senhor! Mas não permitais que eles não atinjam a salvação. Tu o prometeste e eu só fui decobrir isso agora com meio século de vida! Fica difícil quebrar o que já parece bem acimentado! E verdade seja dita: uma mentira repetida mais de cem vezes acaba tornando-se uma verdade!E é sobre esse engano que a maioria das pessoa andam. E depois, ainda tem minhas irmãs, meus sobrinhos... todos seculares!Todos fiéis a nada! Porque digo isso? Porque como cristã creio na palavra de Deus que encontramos na Bíblia. Creio na veracidade da Bíblia. E não na pregação, mesmo repetida, que não encontre fundamentação bíblica!
Minha mãe rezou aos seus mortos. E uma frase eu ouvi.Ela disse:"Ahhh... minha mãe...!"
Indescritível o que senti. Doeu! Queria poder dizer a ela:"Mãe... não perde teu tempo orando pela vó. Para ela tudo já está decidido. Tens que fazer por ti agora! Eu quero que tu faças parte no encontro que Cristo marcou conosco. Ora para que possas ter a alegria de, estando salva em Cristo Jesus, possas rever minha avó que ressurgirá dos mortos se assim Jesus o julgar! Mãe... eu quero estar com todos vocês .... fazendo parte desta grande familia que Jesus virá buscar... e desta vez...eternamente, como devería ter sido com Eva e Adão antes do pecado entrar neste mundo!
Ai... o túmulo está ali... vazio de gentes, cheio de pó. Missão cumprida. Hora de voltar. Retomamos nossa caminhada de volta. De repente uma sepultura me chamou atenção, por estar impecavelmente limpa e com flores naturais ainda muito vivas. Haviam duas fotos: uma moça e um rapaz. E em todo o contorno haviam borboletas coladas, daqueles decalques metalizados, de todas as cores. O rapaz que nos guiava pelos corredores fresquinhos me explicou: "São irmãos". " A senhora, a mãe," - continuou- "vem todas as semans aqui; umas duas a três vezes na semana"-concluiu.
Agora sim! encerrei meu dia com "chave de ouro"!!!!
Que dor Senhor essa mãe deve sentir! E para este comportamento, ela não tem nem a esperança que Tu nos deste!
De imediato tirei uma revista do programa "impacto Esperança" de nossa Igreja.
Não sei porque, mas antes de sair de casa hoje pela manhã ,achei que deveria levar o meu exemplar comigo. Entreguei-a ao rapaz e lhe pedi que na próxima vez que a senhora aparecesse ali, ele entregasse a revista para ela. Ele aceitou e com a benção de Deus voltamos em segurança para nossas casas.
De tudo isso ficou apenas um pedido: " Que o Espírito Santo de Deus não se poupe de bater à porta de toda Tua familia, Senhor ( são tantos amigos, tantos parentes!), e resgate os meus queridos, enquanto ainda há tempo! Amén!"