Sejam todos bem-vindos !

Sejam todos bem-vindos !
IASD Bairro Camaquã -Porto Alegre

domingo, 25 de dezembro de 2011

Saúde em Debate - 07/01/2010 -O GRANDE PERIGO DOS QUEIJOS

O queijo nunca deveria ser consumido. Este produto é totalmente impróprio como alimento. Alimentos cárneos, manteiga, queijo, pastéis, condimentos, etc são usados livremente. Contudo, estes alimentos prejudicam o estômago, excitam o sistema nervoso e enfraquecem a mente. (Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 368 e 369).


Uma boa alternativa é o queijo produzido com leite de cabra. Este alimento tem alto índice de proteínas, minerais e oligoelementos que fazem desta especiaria uma rica fonte de vitaminas (A, B2, B9, B12 e D). Também possui proteínas, cálcio, lipídios, oligoelementos e importantes fontes de zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo.

Por que os queijos em geral são prejudiciais à saúde?

Dentre os laticínios, o queijo de leite de vaca é um dos alimentos que em quase nada beneficia o organismo humano. Quando chega no estômago, este alimento se transforma em plástico gorduroso. Na tentativa de diluir o queijo, as glândulas do estômago injetam maior quantidade de ácido clorídrico, sem conseguir dissolvê-lo. Ao atingir o duodeno, o queijo obriga este órgão a pedir ajuda ao pâncreas que envia maior quantidade de suco pancreático visando quebrar a gordura encontrada nesse produto. Não conseguindo realizar o trabalho da quebra das gorduras do queijo o duodeno remete este ao intestino delgado para a absorção de possíveis nutrientes.

O intestino delgado, por sua vez, reconhece o queijo como um lixo orgânico extraindo deste apenas a gordura que é enviada ao fígado para suprir a corrente linfática. Ao cair na circulação linfática, a gordura do queijo é reconhecida pelo sistema imunológico como um material estranho, ou seja, uma ameaça ao organismo. Então, os linfócitos “T” (células de defesa) entram em ação para verificar se existe alguma ameaça. Ao infiltrar-se na gordura plástica para fazer inspeção, as células T ficam grudadas, sem conseguir se libertar, e terminam morrendo presa à viscosidade, contribuindo para o enfraquecimento do sistema imunológico.

Há pessoas que dispõem de um sistema imunológico forte a ponto de proteger o organismo acumulando a gordura plástica do queijo na pele em alguma parte do corpo, formando tumores de gorduras localizadas que recebem a denominação de “lipomas”. Uma vez atingindo os rins, a gordura plástica do queijo se calcifica formando cálculos renais. Caso atinja a vesícula biliar, gera cálculos biliares. Os queijos fortes (ex. gorgonzola) e velhos são mais prejudiciais à saúde por provocarem acidez estomacal, azia, queimação e flatulência. E, por prenderem os intestinos, causam prisão de ventre e enxaqueca.

Enfim, o queijo de leite de vaca é um concentrado de bactérias e tem uma substância denominada “tiramina” que, além de causar enxaqueca ou fortes dores de cabeça, produz infecção urinária, ácido úrico, cálculos na vesícula e nos rins; também, assassina os linfócitos T, tornando o sistema imunológico debilitado e o organismo predisposto a câncer linfático e de cólon, além de outras doenças degenerativas.

Segundo pesquisa do doutor J.H.Kellogg, um grama de queijo novo, recém-fabricado, contém 140 mil bactérias. Um queijo de 25 dias de fabricado tem 1,2 milhões de bactérias por grama. Um queijo de 45 dias de fabricado chega a ter mais de 2 milhões de bactérias por grama. Por outro lado, as indústrias utilizam coalho de estômago de porco na produção de queijos.

Diante de tais informações, será que compensa continuar comendo queijos de leite de vaca? Deve-se dar preferência ao queijo de leite de cabra, ou ao tofu (feito da soja), ou à ricota (coalhada escorrida) preparada em casa, ou à coalhada. O queijo de leite de cabra, apesar de também possuir bactérias, não mata as células T, nem causa enfermidades. Portanto, é menos prejudicial!

fonte* WILSON DIAS, CRT/SP 23.553; CRT/BA 522-05
Naturoterapeuta, Jornalista, Escritor e pesquisador de assuntos sobre origem, fundamento e filosofias das religiões.
Fez Bacharelado em Medicina Integrativa em Naturopatia, pela FAMET.
- Presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Preventiva (ABMNP).
- Presidente da Associação dos Reformadores da Saúde Integral no Brasil (ARSIB).
- Delegado do Conselho dos Terapeutas da Bahia.
Celular: (74) 8102-0013 – Atende pela manhã; (74) 8813-6566 – Atende à tarde
E-mail: wilson_terapeuta@hotmail.com; Site: www.terapeutanatural.com.br
Se precisar de ajuda, encomende um Guia de Avaliação da Saúde à Distância.

www.terapeutanatural.com.br

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Eu, particularmente, com todas as informações que temos sobre o prejuízo que causam todos os alimentos de origem animal ao organismo, prefiro não ingerir leite, nem de cabras tbm. Dou preferencia ao tofu!