Sejam todos bem-vindos !

Sejam todos bem-vindos !
IASD Bairro Camaquã -Porto Alegre

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os 144.000

igêSilva

Não tenho intenção em confundir, apenas gostaria de dividir umas conclusões que cheguei, calcando-me na Sagrada Escritura , com base no estudo das 40 madrugadas do 35o. Dia. Se alguém tiver dados que evidenciem que o que passarei a dissertar é errôneo, agradeceria que me enviasse.

Muito pouco se tem sobre esses 144 mil na Bíblia. Há duas formas de interpretação deste número:uma de forma simbólica e outra literal.

Juntamente com isso, temos em Profetas e Reis, que a inspiração divina é clara: “Não é Sua vontade ( de Deus), que se levantem discussões por questões que não os ajudarão espiritualmente, tais como quais são os que vão compor os cento e quarenta e quatro mil. Isso só saberão, sem dúvidas, e dentro de pouco tempo os que forem eleitos por Deus”.

“Então, a informação mais importante sobre os cento e quarenta e quatro mil, nós já sabemos: constituem a multidão dos salvos”(Pr. Milton Gonçalves).

Quando comentei com uma amiga sobre a quantia de pessoas que entendia ser salva, ela me lembrou das duas formas de interpretação e que certamente, não deveria ser a totalidade, pois seria muito pouco! E que talvez a referência fosse aos que estiverem vivos no dia em que Cristo voltar.

Fiquei com aquilo na minha mente.... realmente... seria muito pouco! Mas o engraçado é que isso não me fez pensar que pudesse estar errado o ser “literal”!

Claro que assusta-me, na população mundial, tirar-se um número tão pequeno! Mesmo que seja em relação aos vivos, quanto mais na totalidade dos salvos!

Inquietei-me. Acho que é justamente isso que Deus nos quer poupar: que nos “estressemos”!

Mas, como não queria especular e sim, compreender, e como algumas passagens bíblicas vieram-me a mente, fui à ela em busca de respostas.

A primeira coisa que me veio a mente, foi a passagem do dilúvio. Naquela época, já haviam muitas pessoas sobre a Terra. Vida de toda a espécie. O dilúvio veio. Cumpriu-se o que Deus determinara e no meio de todos, quantos restaram? Oito pessoas e os casais de animais. Apenas a familia de Noé restou. É muito pouco também. É um número pequeno em relação ao que já havia. Foram muitos anos construindo a arca. Certamente teriamos muito mais que apenas 10, 20, 30 ou 100 pessoas!!!

Em relação a Sodoma e Gomorra. Eram duas cidades distantes de Deus. Ló ao separar-se de Abrão, “escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu para o Oriente; separaram-se um do do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma.”(Gen. 13:11-13).

Há uma referência em Gên. 14 , a partir do versículo 14 que, quando Abrão, fica sabendo que seu sobrinho Ló fora feito cativo dos cinco reis, que tomaram todos os bens e mantimentos de Sodoma e Gomorra, fez sair 318 homens, dos mais capazes que vieram a resgatar Ló e os mantimentos, depois de uma perseguição.

Trezentos e dezoito homens para lutar contra os maus.... Esse era apenas o número dos homens que Abrão convocou para resgatar Ló... Deveríam existir um número grande de pessoas também!

Mas vamos ao fim da história... Deus decide por um fim sobre Sodoma e Gomorra. (Gên.:18). E sabemos o que acontece: De toda a cidade, apenas 3 são salvos: Ló e suas 2 filhas, visto que a mulher de Ló também deveria ser salva, mas não obedeceu a ordem de não olhar para trás! (Gên. 19). Em relação ao que existia, um número pequeno também não é mesmo?

Quantos de nós não continuamos apegados ao passado secular como a mulher de Ló? Quantos de nós ainda não conseguiu se desatrelar das coisas deste mundo, sendo que sempre encontra uma justificativa para as realizar?

Sabem irmãos, eu não sei se o que penso está correto. Mas Deus quer muito mais que apenas pessoas que dizem que O amam; que cantem afinados nos cultos; que tenham um grande sorriso nos lábios a todo o momento; que façam caridade as vistas dos outros... Deus quer a nossa obediência, com amor, acima de tudo ( Jo:14:15).

E quantos de nós, por amor, com prazer guardamos os mandamentos de Deus, de verdade... na íntegra?

Aos poucos estou descobrindo que não basta ter um coração bom ou intenções boas. Há de existir obediência. O mundo celeste é ordenado e disciplinado. Deus quer que ainda nesta terra, nós vivamos como se estivessesmos no Céu. Temos que mudar o nosso caráter, para sermos levado até Ele! Prá compreender isso basta lembrar de Caim. Deus pediu uma coisa. Caim achou por bem fazer do jeito dele, mesmo que com boa intenção.

Quantos de nós agimos como Caim? Quantos de nós, queremos torcer o que Deus tão claramente diz, para o jeito que nós achamos melhor para nós? Em suma... quantos de nós na realidade não conseguimos fazer o que Deus quer? Quantos de nós... na realidade, não compreendemos que mesmo para seguir a Cristo, precisamos PEDIR que Deus nos ajude? Nós , por nós mesmo nada somos.... E enquanto lutarmos defendendo essa posição, certamente estaremos ajudando a diminuir bastante o número dos salvos e por isso, 144 mil, não me parece ser de assustar!

E muitos de coração sincero, irão dizer ainda naqueles dias: “Senhor...fizemos curas em Teu nome, exortamos demônios....”E Ele dirá:”apartai-vos de mim. Eu não os conheço!”...

144 mil.... é muito!

Deve doer muito em Deus Ele já saber tudo o quê e como irá transcorrer. Saber que muitos no último momento poderão ceder a Satanás, simplesmente porque não levaram a sério a coisa mais importante que estamos vivendo neste presente.

Me assusta imaginar que num número tão pequeno em relação ao mundo, muitos que amo podem não estar.... EU, posso não estar!

Teremos realmente muitas surpresas no Céu. Mas é preciso chegar lá. Não basta crer em Jesus e esperar uma atuação mágica do Espírito Santo. Jesus não é “mago”, é Deus! Nós temos o nosso livre arbítrio. Ele orienta, através das Escrituras e com o Espírito de profecia nos clareia por onde e como andar...mas se conhecedores das verdades, nós não as aceitarmos.... estaremos nos condenando. A culpa será só nossa, porque não aceitamos crescer em fé aproximando-nos de Cristo e sim, abastecendo-nos das coisas do mundo! Muitos creem na misericórdia de Deus. Em sua benevolência, mas esquecem-se de sua justiça.Deus é correto e justo. E sua misericórdia acompanha seu senso de justiça.

Diferentes. Certamente que TEREMOS QUE NOS TORNAR DIFERENTES! Enquanto formos igual e confundidos com qualquer ser humano secular, não absorvemos o caráter de Cristo. Pergunte-se: Cristo era igual ao seu povo?

Não precisa sequer responder. Óbvio que não! Ele era Jesus Cristo : Deus e homem.

Mas, navegando um pouco mais pelas páginas da Bíblia, encontramos em Apocalipse 7:4-8, uma conta matemática perfeita que encaixa o resultado final no número em questão: 144 mil ( o selamento de 12 mil servos de cada uma das 12 tribos de Israel!). E mais além, para “tranquilidade” nossa, em Apocalipse 7:9-17, temos o relato de João que fala numa multidão. E no v.14, me faz crer que serão todos aqueles que aceitaram à Jesus e O colocaram em sua vida em primeiro lugar e muitas das vezes pagaram um preço alto por sua opção. Creio que nesta multidão que procede da “grande tribulação”, possamos nos incluir, se assim agir!

Olhando sob este prisma, parece tão claro que não consigo aceitar que este número seja em linguagem simbólica, mesmo estando esta narrativa inserida em um livro simbólico, cuja relação das tribos pareçam não encaixar corretamente em função de um nome entre elas (cfe.Gen. 49 e Ezeq. 48).

Há também um aspecto que alguns consideram de que “estudos bíblicos tem dito que dentro do Apocalipse pode-se colocar os 144 mil junto com os membros da Grande Multidão. Aí, na verdade teríamos um grupo só. Tudo por conta do método audiovisual de João que ouve algo e então vira-se e vê outra figura, mas que representa o mesmo personagem(Ver Apocalipse 5:5,6; 21:1,3; 14:1,2). No caso em estudo, João OUVE o número de 144 mil(Apoc. 7:1-8) e VÊ uma grande multidão (Apoc. 7:9-16). Há assim muita possibilidade de termos aqui o mesmo grupo.”

Segundo a afirmação do parágrafo acima, fico com uma dúvida, pois se 144 mil forem a totalidade dos salvos, o que estaria João dizendo em Apoc. 5:11, quando menciona ter visto e ouvido a voz de “muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,...”?

Totalidade ou não, parece que a Sagrada Escritura não nos quer realmente revelar esta questão. Quem sabe até para nossa própria proteção.

O fato é: sabemos o que temos que fazer para sermos salvos. Se formos negligentes com o que conhecemos e com as verdades que aprendemos, não poderemos culpar a ninguém exceto nós mesmos se naquele dia ao despertar-mos, nos virmos na segunda e não na primera ressurreição!

Que tenhamos coragem para mudar o que tem que ser mudado e aceitarmos que este mundo não é o nosso lugar. Se não pensarmos assim, continuaremos fazendo concessões em cima de concessões....às coisas do mundo! E ficaremos mais e mais carentes das coisas da carne, negligenciando as coisas do espírito.

Querendo ou não, temos que dar um passo, ou para a vida ou para a morte. E isso nos faz ser diferentes. Até quando continuaresmos sendo iguais ou semelhantes às mulheres e homens do mundo? Até quando nãos nos distinguirão no meio de uma multidão?

Existem outras denominações evangélicas, que embora não tenham o conhecimento de toda a verdade (como nós temos o privilégio de ter -sem prepotencia!), que distinguimos perfeitamente em meio as pessoas, pela sua forma de falar, agir, portar-se e trajar....Eles podem estar errados no conceito, mas seu comportamento reflete o caráter de sua sinceridade.

E nós...? Até quando agiremos como Nicodemos?

É.... que bom que sejam 144 mil e mais uma multidão de milhões e milhões de milhares e milhares.... Fica mais fácil pensar assim não é? Mas e se não for??? Você simplesmente desistirá de tudo porque o número reduziu? Acho que aí é que devemos perseverar e orar muito .... com muito fervor... Eu quero muito ir para o lar que Jesus preparou para seus filhos... Mas será muito triste se meu filho, e todos os que amo, os que convivo não estiverem lá...

Mudar... vigiar e orar.... Atentemo-nos nisso e congreguemo-nos... Precisamos agora mais do que nunca, viver unidos, uns dando força para os outros . Nossa fé é feito roda gigante, pois Satanás está de marcação cerrada sobre todos aqueles que optaram por Jesus. Precisamos do poder de Deus e do apoio dos irmãos de fé.

Sejamos solidários e mesmo que demore, não será vã a nossa espera!

Deus já sabe quantos de nós estaremos com Ele. Não desistamos de tentar ser dignos de ir para o Céu, aceitando este amor tão lindo que nos leva à nossa Redenção!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá querida amiga... já faz bastante tempo que li o que escreveste aqui e sempre estou pra te mostrar um livro que explica de maneira mto fácil sobre este assunto, se chama " Assim diz o SENHOR". Se conseguires este livro emprestado será de grande valia pra vc, que ama a DEUS e deseja crescer mais e mais em conhecimento.

Espero ter contribuído.

Grande bjo

Gláucia