Sejam todos bem-vindos !

Sejam todos bem-vindos !
IASD Bairro Camaquã -Porto Alegre

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

ENGANO SINCERO

IGÊ
Publicado Jornal Conquista de Agosto de 2007

Por incrível que pareça uma coisa que deveria unir, desune tantas pessoas. Estou me referindo a religião. O termo em sua origem" religare", significa re-ligar. Teologicamente, teriamos a "re-ligação" do homem `a Deus. Entretanto, você já percebeu quantas religiões existem? É no mínimo esquisito, não é mesmo?
Se partimos do princípio que há um único Deus, e um único livro que encerra Sua preciosa palavra, como então proliferam tantas crenças?
Ora, todas as religiões cristãs, fundamentam suas doutrinas nas páginas da Bíblia. Então porque será que partindo de um único ponto, se subdividem tanto?
Vou contar-lhes uma estória que certamente servirá de exemplo para o que quero explicar. Ouvi esta estória em uma pregação, sob mesma utilização . É assim:
Havia uma vez, 5 cegos. Todos tinham uma imensa curiosidade em saber como era um elefante. Um dia, atravessando uma estrada, um amigo que lhes acompanhava disse-lhes:
_ Amigos, vem vindo ao nosso encontro um grande elefante acompanhado de seu dono. Vocês vão poder sentir como é um elefante.
Os cinco cegos ficaram muito felizes. E ao chegarem perto do elefante, cada um se agarrou a uma parte do animal. Um à tromba, outro às presas, o terceiro às patas, o quarto ao corpo e finalmente o último, ao rabo.
Finda a exploração de cada um, o elefante e seu dono seguiram pelo caminho.
Os cegos riam de felicidade por terem conhecido o dito animal. Até que um deles emitiu o conceito que lhe gerara a exploração:
- O elefante é como uma cobra- disse o que apalpara a tromba.
- Não, você está enganado !- retrucou o que agarrou as presas.-Ele é firme e pontiagudo como uma lança!- concluiu.
O terceiro, que agarrou as patas, discordando veementemente disse:
- Vocês estão muito enganados! Eu peguei o elefante! O elefante é como uma coluna. Uma grande coluna!
- Chega de confusões!- retrucou o quarto cego, que apalpara o corpo.- Vocês estão com seus tatos comprometidos amigos. Eu apalpei o elefante. Ele é grande e forte como se fosse uma muralha!
E querendo dar a discussão por encerrada, o quinto e último cego que agarrara o rabo do elefante, disse solenemente:
- Vocês estão confusos meus amigos! Talvez a alegria de encontrarmos com esse animal, tenha lhes confundido a impressão correta. Eu agarrei bem firme o elefante. E posso dizer com certeza: Ele é como uma corda!
E ai? Será que eles estão errados?
Pois é isso que tem acontecido com as religiões. E por isso existem tantas!
Os cinco cegos, estão SINCERAMENTE enganados! Afinal de contas, um elefante não é só patas, nem só presas, nem tampouco, apenas rabo, corpo ou tromba! Ele é o conjunto de tudo!
Assim é a palavra de Deus. Para todo o cristão, que crê em Cristo, a Bíblia é a palavra de Deus. Se assim o for, ela não pode ser apenas um capítulo ou um versículo. Temos que conhecê-la no todo. Se quisermos saber sobre o que diz a palavra de Deus sobre os mortos, temos que ler todas as referencias que ela traz sobre o assunto; se quisermos entender sobre o quarto mandamento ou seja a guarda do sábado, temos que buscar na Bíblia todas as referências que são feitas à esse assunto. Não podemos nos deter num capítulo ou num versículo e dali determinar uma verdade. Para termos uma postura correta do que é o quê, temos que ter um conhecimento pleno de tudo sobre o que trata a Bíblia a respeito.
Afinal, a palavra de Deus não é apenas "corpo","patas", etc.... A Bíblia só pode ser compreendida se em sua totalidade. Se determinar-mos verdades por suas partes, estaremos agindo como os 5 cegos. Todos tem razão no que dizem. Todos são honestos no que pensam. Mas todos estão SINCERAMENTE enganados!
E quantos de nós não estamos agindo e pensando como os cegos? Será que a palavra de Deus nos despertou curiosidade suficiente para buscá-la ? Ou somos aquele tipo de pessoa que gosta de andar no meio da multidão e agir como a multidão sem ao menos questionar porque disso ou daquilo?
Infelizmente, existem ainda aqueles que mesmo colocados frente a frente com as verdades de Deus, preferem ignorá-la e para serem delicados e cortar uma conversa dizem:
- O importante é ter fé. Afinal, todas as religiões levam a Deus!
Se você concorda com essa afirmativa então responda com sinceridade:
- Se você estivesse numa viagem e num entroncamento você se perdesse e pedisse uma informação sobre qual dos caminhos seguir para chegar ao seu destino e a resposta que recebesse fosse: "Tanto faz! Seguindo ao norte ou para o sul, você chegará ao seu destino!", você acreditaría?
Pois é amigo (a) ... Se você pensa assim em relação a religião, cuidado! Você pode estar SINCERAMENTE enganado(a)!

Nenhum comentário: