Sejam todos bem-vindos !

Sejam todos bem-vindos !
IASD Bairro Camaquã -Porto Alegre

terça-feira, 29 de maio de 2007

ADRENALINA

Autora: IGÊ
Para o Jornal Conquista
Junho de 2007
Vivemos no mundo da adrenalina! Vemos a maioria dos jovens a todo instante falando que são movidos "a adrenalina"! Mas o que vem a ser isso?

"A adrenalina, ou epinefrina, é um hormônio, derivado da modificação de um aminoácido aromático, secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros. Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente ou psicologicamente, medo), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante), minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo".-Fonte:Wikipédia.

Existe adrenalina em quase tudo, visto que somos nós , com as nossas reações às determinadas situações, que a "convidamos" a abastecer nosso organismo. Então , a atividade mais simples, se não tem a tal “adrenalina”, a fazemos ter. Se subir uma escada é tão maçante e banal, o pessoal inventa subir e descer de cabeça para baixo!E se você pergunta o porquê, a resposta não é diferente desta:“Pô... é maneiro... Dá uma descarga no corpo... é o risco...é adrenalina!".Mas não é só em movimentos radicais que podemos encontrá-la. Por incrível que pareça, podemos encontrá-la até na nossa maneira de ter fé. É verdade!Vamos analisar:

Você já percebeu o sentimento que invade algumas pessoas quando escutam uma música como por exemplo, um "rock" ? Me refiro a um "rock" tranquilo,ok? Não dá uma vontade de se mexer, mesmo não sendo um "rock" pesado? Não passa na sua cabeça uma sensação de força, poder, de domínio, de segurança? Pois é... o rock dá adrenalina....O problema é que essa adrenalina não deixa que nossa mente racionalize as coisas, pois em muitas pessoas, o estado de euforia sobrepõe-se ao controle sobre a situação.
Por isso de certos comportamentos e músicas não serem aceitos como deleite. Nosso Pai Celestial não nos quer "fora do controle" das situações. Ele deu-nos inteligência suficiente para utilizar-mo-nos dela em nosso favor.

A nossa fé, sem auto controle, nos leva ao fanatismo. E o que é fanatismo?

"Fanatismo, do francês fanatique ou do latim fanaticus é qualquer coisa extremista, muito exagerada. Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou política extrema, ou com um entusiasmo obsessivo para uma postura ou um passatempo".

E cá entre nós... Nossa fé não precisa de barulhos ensurdecedores ( mesmo porque o próprio Espírito Santo não participaria disso, pois Ele só pode dividir espaço com o equilibrio, com a serenidade) , nem nossa vida precisa de riscos desnecessários para visualizar-mos sua beleza. Se pensarmos que isso é fundamental, é porque há algo em "curto" dentro de nosso sistema nervoso central... Porque uma coisa é você liberar adrenalina por causa de uma situação extrema que lhe agite, independente de sua vontade. É um mecanismo de defesa que nem sempre lhe faz resolver o problema da melhor maneira. O lado ruim disso, é você só sentir-se vivo, pondo sua vida em risco constante, na necessidade das sensações que ela provoca no momento de sua produção!

Gente...vamos tratar de cuidar melhor de nossas mentes, nossos corpos e nossa fé em Cristo, que afinal será o nosso salvo conduto para a eternidade!

Nenhum comentário: